Temperatura da Superfídie do Mar (TSM)
TSM em °C e respectivas áreas de Niño 3, Atlântico Norte e Atlântico Sul tropicais. O comportamento da TSM nestas áreas tem conecção com a precipitação do Nordeste do Brasil, e de outras regiões do país.
Anomalia de TSM
Valores de anomalia de TSM positivas indicam temperaturas acima da média climatológica (mais quente que o normal), enquanto que, valores negativos indicam temperaturas abaixo da média (mais frio que o normal). Mais quente na área de Niño 3 caracterisa El Niño (Exemplo de efeito: reduz a quantidade total de precipitação no Norte/Nordeste do Brasil) e mais fria La Niña (Exemplo de efeito: Aumenta a quantidade total de precipitação no Norte/Nordeste do Brasil).
Outro indicador de grande impotância é o gradiente do Atlântico Tropical (diferença entre as anomalias do Atlântico Tropical Norte e Sul), também conhecido como dipolo do Atlântico. Para o Nordeste do Brasil, quando positivo inibe as precipitações e quando negativo favorece as chuvas desta região.
Niño3 e Dipolo do Atlântico
Anomalia da TSM para os últimos 4(5) anos em referencia as áreas de Niño 3 e Gradiente do Atântico. Nos últimos meses aparecimento de fraca La Niña e Gradiente posisivo.
Índices obtidos do CLIMATE PREDICTION CENTER